Background

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O bom sabor de um gelado


  Os gelados são um preparado culinário moderno, só possível a partir do século XIX quando o Homem conseguiu desenvolver meios para conservar pelo frio. São um produto que agrada muito à generalidade das pessoas, principalmente às crianças e aos jovens.

  Apesar de tudo, os gelados têm vantagens e inconvenientes que convém conhecer. Para além de serem saborosos, na maioria são ricos em leite e cálcio, existem em múltiplas variedades e até podem ser confeccionados em casa. No entanto, a maioria dos gelados são também muito calóricos, ricos em gorduras saturadas, açúcares e aditivos, podendo inclusive provocar dificuldades de digestão. 
 

  Nos gelados comercializados em embalagens é possível analisar a lista de ingredientes que se encontra no rótulo, para escolher os menos prejudiciais - recordamos que numa lista de ingredientes estes vêm por ordem decrescente de quantidade, ou seja, primeiro os que entram em maior quantidade e assim sucessivamente. Há gelados que contêm natas e, por isso, são mais calóricos e têm maior teor em gordura, bem como os que têm chocolate, ou pedaços de amêndoas, amendoins, etc... Os gelados de gelo têm somente água, açúcar e aditivos, pelo que não apresentam qualquer valor nutricional.

  Outro aspecto importante é o da conservação. O frio inactiva os micro-organismos, mas não os destrói. Por esta razão, os gelados devem "circular", desde o fabrico ao consumo, numa cadeia de frio que não pode ser interrompida. Se tal se verificar, o produto perde qualidades e pode entrar em decomposição, mesmo que esta não seja visível. Não raras vezes há quem altere a temperatura das arcas para valores acima dos necessários (-18º C, no caso dos gelados) para poupar energia e são acções como esta que podem colocar em risco a saúde pública. Evite, assim, comprar gelados com cristais de gelo na embalagem, com a embalagem danificada ou com a bolacha mole. Quando são gelados de cuba (tipo sorvete), não compre se não estiverem duros e consistentes ou se o estabelecimento não lhe merecer confiança em termos de higiene.
  Também podemos fazer gelados em casa, com a clara vantagem de os compormos à nossa maneira, sem aditivos, e mais saudáveis que os que se encontram à venda. Quando se utiliza fruta como ingrediente, não é necessário adicionar açúcar, uma vez que a fruta já é doce por si só. Para manter a temperatura ideal (-18º C), basta ter um aparelho frigorífico de três estrelas. Não coma o gelado imediatamente depois de o tirar do frio. Deixe-o aquecer um bocadinho e verá como sabe melhor.


Optar por gelados caseiros é, sem dúvida, uma alternativa bem mais saudável! 
 in http://www.infopedia.pt/

  O tempo começa a aquecer e também já começa a apetecer uns geladinhos para refrescar! hehe
  Doces momentos!

1 comentário:

  1. Sabias que: "A origem do gelado não é clara, existem várias versões, há quem diga que vem dos Árabes e dos Chineses, certo é que quem o trouxe para a Europa foram os Árabes.

    Antigamente o gelado chamava-se ”Sberbeth”, ou seja ”Neve Doce” em árabe, que originou a actual palavra de ”Sorvete”, tratando-se de uma bebida gelada obtida da mistura da neve com mel e sumos de fruta.

    A palavra gelado apareceu somente no século XVI ano de 1565 na família Nobil de Medici de Firenze (Itália). O gastrónomo Bernardo Buontalenti, aperfeiçoou o método, com a mistura de ingredientes obtendo assim os “Dolce Gelados”.

    Cerca de 100 anos depois o palermitano Procopio, também de Itália, inventou uma máquina onde consegue uma grande melhoria de qualidade do gelado"
    Bjs Teté

    ResponderEliminar