Background

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cerejas


Uma nunca nos chega e ainda bem. Descubra os benefícios destes suculentos frutos
  Esteticamente, a cereja é digna de qualquer quadro. Mas, ao contrário de uma natureza morta, este é um fruto com muita personalidade.
  A sua cor chama a atenção, o sabor cativa-nos e, quando damos por nós, já ultrapassámos a dúzia. O melhor disto tudo é que não vamos castrar esta tentação, antes pelo contrário.
  As cerejas são um verdadeiro maná de vantagens, que o nosso corpo tratará de reflectir. Por dentro e por fora. A ciência provou-as e a parceria já é do domínio público. Por isso, não só merecem ser pintadas como deverão ocupar um lugar cativo no nosso frigorífico. Aos pares ou às dezenas, renda-se às cerejas.
  As pioneiras são as primeiras a surgir no Verão e das últimas a desaparecerem de cena. Estamos a falar das cerejas, cuja família, bem numerosa, se reparte em mais de mil variedades espalhadas por cada canto do mundo.
  No entanto, quando olhamos para esta gigantesca árvore genealógica, a atenção recai sobre as cerejas mais escuras, quase negras, por serem detentoras de elevadas quantidades de ferro, magnésio e potássio. Entre as virtudes deste fruto destacam-se a capacidade analgésica, assim como os seus poderes anti-inflamatórios. 


Contra o cancro
  O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.

Adelgaçantes esféricos
  Devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias per capita, as cerejas desempenham um papel protagonista quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento do corpo da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.
  As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo. E não só os adeptos de dietas que beneficiam ao comerem cerejas: os hipertensos e pessoas com problemas cardíacos e renais só têm a ganhar se os imitarem...

Envelope saudável
  Por ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas. Aliás, os próprios «pés» deste fruto são utilizados como «ingredientes» em fórmulas cosméticas anti-envelhecimento.

Fruto da juventude
Os bioflavonóides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existente na cereja funciona como uma arma contra as marcas da idade, combatendo a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa. 
Teresa d'Ornellas


Ainda tem mais:
  Os pés de cereja são óptimos para preparar um chá terapêutico. O chá de pés de cereja é conhecido pelos seus benefícios para as vias urinárias. Por promover a micção e eliminação de toxinas, esse chá é indicado no tratamento de infecções urinárias muito comuns nas mulheres.
  Por isso, da próxima vez que comer cerejas, não deite os pezinhos ao lixo. Quando tiver uma boa quantidade de pés de cereja, lave-os bem e deixe-os secar ao sol. Depois de estarem bem secos, pode utilizá-los na preparação do chá. Só tem de ferver água e juntar os pés de cereja.



A propósito da Festa da Cereja que decorrerá este fim de semana!
Cerejas docinhas para todos que fazem bem à saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário