Background

terça-feira, 23 de agosto de 2011

8 Maneiras Diferentes de Usar Sal

Conheça os benefícios do sal e aprenda a usá-lo em diferentes situações
Além de insubstituível no preparo dos alimentos, o sal tem um grande poder de desidratação. Por outras palavras, ele absorve a humidade - e com isso extermina larvas de insectos, mofo e até os micro-organismos responsáveis pelo mau cheiro dos sapatos. O sal também ajuda a preservar equipamentos electrónicos e a relaxar o corpo depois de um dia tenso. Conheça as receitinhas para aproveitar todos esses benefícios:

1. Sal para espantar mosquitos:

   Aquelas inocentes poças de água que se formam debaixo do escorredor de louça e em outros cantos da pia são o lugar ideal para os mosquitos depositarem os seus ovos - inclusive o transmissor da dengue! Se você não se lembra de secar a pia diariamente, polvilhe sal nesses locais para matar as larvas.

2. Sal garante cores vivas nas roupas e nos carpetes
:
   Como a água é um solvente universal, sempre que você lava uma peça de roupa preta ou colorida com água pura ela tende a dissolver os corantes do tecido, deixando os tons esmorecidos. Mas se você colocar sal na água esse processo é bloqueado quimicamente, preservando a cor das roupas. Basta dissolver sal na lavagem e no enxague das roupas pretas e coloridas, na proporção de 1 colher (sopa) de sal para cada 10 litros de água. Para restaurar as cores da sua carpete, limpe-a com pano, esponja ou escova humedecida em uma solução de 1 chávena de sal dissolvida em 3 litros de água e deixe secar naturalmente. A fórmula também ajuda a repelir traças.


3. Sapatos sem cheiro com ajuda de sal:

   Se quer manter sapatos, botas e ténis livres de odores, espalhe um pouco de sal dentro deles logo após usá-los. Além de esterilizar, o condimento absorve a humidade evitando a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro.

4. Sal para proteger equipamentos electrónicos:

  Deixe um pratinho raso com sal grosso perto dos equipamentos (televisão, computador etc.). Ele absorve a humidade do ambiente, protegendo os aparelhos da oxidação. Troque o sal quando perceber que ele quase formou um torrão único e já não está soltinho.

5. Evite fungos em peixes de aquário com sal
:
  Colocar os peixinhos de água doce por alguns minutos em água ligeiramente salgada previne fungos nas escamas. Mas é preciso cuidado, pois esse tratamento é contra-indicado para algumas espécies. Para não expor a vida deles ao risco, informe-se numa loja especializada em aquários - assim você terá orientações seguras quanto à proporção de sal, aos peixinhos que suportam a salinidade e à frequência do procedimento, além de outras dicas importantes.
 
6. Adopte o sal para espantar pulgas:
  Polvilhe sal nos carpetes, tapetes, estofos e frestas do assoalho, deixe por algumas horas e recolha com o aspirador - as larvas das pulgas são desidratadas pelo sal e morrem na hora! Em pisos frios ou de cimento, tire os cães e gatos do ambiente, lave o chão com água bem salgada, deixe secar naturalmente e enxague com água limpa. Use 1 chávena de sal para cada 2 litros de água. Repita pelo menos três vezes, em intervalos de 12 dias, para exterminar as novas larvas que saírem dos ovos. Mas, atenção: não use sal no jardim porque ele mata as plantas e micro-organismos benéficos, deixando o solo estéril.

7. Use sal e acabe com o mofo:

  As roupas de cama e banho ficaram guardadas por muito tempo e terminaram mofando? Molhe os locais manchados com uma mistura feita com o sumo de 1 limão e 1 colher de café rasa de sal, e estenda as peças ao sol do meio-dia por aproximadamente duas horas. O sal mata os fungos e o limão tira as manchas. Depois finalize a limpeza com uma lavagem completa, usando o sabão de costume.

8. Sal dá vida nova para as esponjas
:
  Depois do uso, mergulhe as esponjas em água fria salgada. Elas ficarão como novas - e limpinhas, porque o sal age como desinfectante. Use 1 colher de sopa para cada copo de água.

  Obrigada, Débora! =)
  Momentos doces para todos vós!

Sem comentários:

Enviar um comentário