Background

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pão Personalidado

Conheça as vantagens e os segredos das máquinas de fazer pão em casa

  Quem não passa sem pão ao pequeno-almoço sabe como é bom saboreá-lo quentinho logo pela manhã sem ter de ir a correr à padaria mais próxima. Um desejo difícil de concretizar?
  Não se, em sua casa, tiver uma máquina de fazer pão. Esqueça as horas passadas a amassar e o tempo infindável de levedura, imprescindíveis no processo tradicional de elaboração deste alimento.
  Com estes novos electrodomésticos só tem de escolher os ingredientes e deixar o resto a cargo da máquina. Experimente, por exemplo, deixar tudo preparado no dia anterior e ligar o temporizador para que a máquina trabalhe durante a noite. Resultado, ao acordar, sentirá o agradável e irresistível cheiro a pão quente. Haverá melhor forma de começar o dia?
  Para saber como pode confeccionar um delicioso pão em sua casa, clique aqui. Depois é só seguir a receita!

Muita variedade
  Branco, integral, com sementes de cereais, com queijo, francês, doce ou salgado. Estes são apenas alguns exemplos dos tipos de pão que poderá fazer com estas máquinas. A si cabe-lhe apenas a selecção criteriosa dos ingredientes e do programa.
  Sozinho, o aparelho mistura os nutrientes, trabalha a massa, deixa-a a levedar e coze-a, processo que dura em média entre uma a quatro horas. Alguns modelos permitem escolher o nível de cozedura, o tamanho e a espessura do pão.
  Outros mantêm-no quente durante uma hora, fazem bolos, compotas, bases de pizza e até pão sem glúten, ideal para quem é alérgico a esta substância. Ter pão fresco todos dias pode-lhe custar entre 65 e 150 euros, dependendo das funcionalidades dos modelos disponíveis no mercado, todos eles igualmente práticos.

Alimento essencial
  O pão não é mais do que uma massa de farinha, água, levedura e sal cozida a seco, à qual se podem juntar outros ingredientes que o enriquecem e lhe dão sabor. Tido como a base da alimentação, durante anos, é, ainda hoje, um alimento importante, dada a sua riqueza em nutrientes essenciais à nossa sobrevivência e fazê-lo em casa pode trazer algumas vantagens do ponto de vista nutricional.
  «A maioria do pão comercializado é feito de farinha de trigo (tipo 75), ao qual são retiradas as camadas mais externas do grão e do germe, o que equivale a uma perda substancial de fibras, de vitaminas (sobretudo B1), de minerais (entre eles o ferro) e de proteínas», lembra Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas. 

Não ao sal
  Em casa, opte por juntar farinha de centeio e de trigo e obterá um pão de mistura de óptima qualidade. Por um lado, «os aminoácidos dos dois cereais complementam-se e, em consequência, a qualidade proteica da mistura é melhor; por outro, as farinhas menos refinadas são mais ricas em vitaminas, minerais e fibras e o sabor conjunto das duas possibilita reduzir o sal», explica a nutricionista. 
O pão integral, feito com uma mistura de farinhas de pequeno grau de extracção, é uma boa opção porque é rico em fibra.
   «Para além destes experimente também o pão de milho, pão de mistura de cereais (trigo, centeio, cevada, aveia e milho), polvilhados com sementes, enriquecidos com passas, nozes, todos eles interessantes nutricionalmente, pois estas misturas resultam em ganho nutricional», afirma Alexandra Bento.
  Quanto ao sal, «quanto menos melhor. O pão nacional continua a ter sal em demasia e não nos podemos esquecer que o consumo excessivo de sal é um dos grandes erros alimentares dos portugueses», constata a especialista.

Bem cozido
  O pão, alimento pobre em gordura, fornece hidratos de carbono, proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais e quanto mais cozido estiver mais saudável será. Por isso, «coza-o até ele se apresentar-se com o miolo firme, finamente arejado e com a côdea resistente e de cor aloirada, pois desta forma apresenta melhor digestibilidade», aconselha Alexandra Bento.
  Para que dure mais tempo, conserve-o em local seco e arejado. Quanto à quantidade que deve comer diariamente, esta depende de vários factores, «nomeadamente da actividade física e da quantidade ingerida de outros alimentos nutricionalmente semelhantes ao pão, ou seja, arroz, massa e batatas», mas o importante é não cair em exageros.
  Ao contrário do que se pensa, o pão não engorda, desde que não seja ingerido em excesso. O que pode contribui para o aumento de peso são os produtos que se consumem com aquele. Não barre o pão com produtos muito gordos ou com muito açúcar e, acima de tudo, varie os acompanhamentos.

Informação útil
  Quanto mais branco for o pão, menor será a sua riqueza nutricional.

Dica
  Se o pão ficar demasiado denso, inclua menos farinha e um pouco mais de fermento. Caso o interior esteja cru, junte menos água da próxima vez que fizer a mesma receita.

Sabia que...
Para além das padarias, já pode comprar a farinha para fazer pão em supermercados. O fermento do padeiro pode ser substituído pelo seco ou granulado. Pode usar farinha de trigo normal, desde que a embalagem não refira que é específica para bolos ou auto-levedante.

Texto: Rita Caetano com Alexandra Bento (nutricionista)
 

  Aconselho a compra deste electrodoméstico, é super prático e podemos dar largas à imaginação. Ter um pãozinho à medida do nosso paladar. Para além de que é só juntar os ingredientes e deixar a máquina fazer tudo o resto. Quem diz pão, diz massa para pizza e a minha próxima experiência será fazer compota. hehe =)

Deixem-se levar escolham os ingredientes! =)

Sem comentários:

Enviar um comentário