Background

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Xilitol

Xilitol contra as cáries


  O Xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas e vegetais. Tem o sabor semelhante ao açúcar e pode ser usado por diabéticos por ser metabolizado independente da insulina. Não existe nenhuma restrição de idade para seu uso e ele é permitido inclusive para grávidas.
   Ele tem o poder de inibir o crescimento da bactéria “Streptococcus Mutans”, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, e mesmo assim, não conseguem metabolizá-lo. Portanto, acabam intoxicadas.
   A combinação Xilitol e flúor trazem benefícios cumulativos. Por exemplo, quando há xilitol no creme dental com flúor, depois de seu uso por três anos podemos ter 12% de redução no aparecimento de cáries, comparado ao uso do mesmo creme dental somente com flúor.
É muito importante a concentração de xilitol no produto. Para observar algum efeito no caso do chiclete, é preciso que ele tenha no mínimo 25% de xilitol, já que concentrações mais baixas não são muito eficazes. Pesquisadores afirmam que seria necessário mascar de três a cinco chicletes com xilitol por dia para que algum resultado seja alcançado.


   A fonoaudióloga Agnes de Fátima Faustino Pereira desenvolveu um VERNIZ dentário que libera, aos poucos, o xilitol para a boca. A idéia dela era descobrir um meio para usar este produto que não fosse a forma de goma de mascar e que tivesse a mesma atividade antibacteriana. O resultado final é um verniz transparente que gruda nos dentes e libera a substância ao longo do dia (até 72hs após a sua aplicação). O verniz está em processo de patente, portanto vou aguardar ansiosa esta liberação.


   Estes produtos à base de xilitol são comercializados há vinte anos no mercado da Europa, Escandinávia, Japão e hoje em dia aprovado em mais de 40 países. No Brasil, foram lançados, recentemente, no mercado, alguns produtos como chicletes, cremes dentais, colutórios e adoçantes.


   No entanto, alguns aspectos precisam ser considerados para que não se divulgue a idéia de que o simples consumo de chicletes ou pastilhas com xilitol seja uma “garantia” contra a cárie, podemos pensar nele como um “auxiliar” muito bem vindo. Já pensou, todo mundo mascando chiclete o dia todo e ninguém mais precisando escovar os dentes? Um milagre e tanto, mas por enquanto a “boa e velha” escova de dente ainda é a campeã!


   Andei muito à procura de produtos à base de xilitol estes dias e fiquei surpresa ao ver que mesmo alguns tipos de chicletes que eu encontrava nas prateleiras de supermercados, sumiram. Em raras farmácias achei alguma marca de goma de mascar e colutórios. Sabe-se que este adoçante tem um custo um pouco elevado, mas ainda assim não entendo a falta de acesso a ele, já que em tantas partes do mundo o benefício do Xilitol foi reconhecido e aprovado.

Marta Haddad

Sem comentários:

Enviar um comentário