Background

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Arandos

  Os arandos, sobretudo os vermelhos, por conterem mais substâncias acidificantes, são muito valorizados pela sua capacidade de ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias (cistites), devido à sua acção antiséptica e antibiótica sobre os gérmes causadores das infecções. 
  Estes frutos ajudam também a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, por isso são recomendados para quem sofre de pernas cansadas ou varizes, por exemplo, devido ao seu conteúdo em antocianinas.
   Outra vantagem é que ajudam a controlar os níveis de colesterol. 
  Sobretudo as bagas azuis melhoram o funcionamento da retina e, consequentemente, a acuidade visual, devido à presença das antocianinas.
   Destaca-se ainda o facto destas bagas ajudarem em casos de diarreias infecciosas, devido à sua acção anti-microbiana, e normalizam e reequilibram a flora intestinal.
  Na Suécia, é mezinha caseira uma sopa de arandos secos para curar a diarreia. 
  Para consumir arandos, dê preferência aos biológicos.
  Combinam muito bem com iogurte ou com muesli. Em Portugal é muito difícil encontrar arandos vermelhos à venda no seu estado simples, por ser um fruto de climas frios e facilmente perecível.
  Pode optar por arandos congelados ou secos, ou mesmo sumo de arando. Mas melhor alternativa é escolher alimentos com arandos, como compotas, ou chocolate com arandos - preservam grande parte das propriedades do fruto e são verdadeiras iguarias dignas dos melhores gourmets.

Desfrute, e vai ver que a sua saúde agradece!

Por Cristina Rodrigues

 
Cá na Madeira andei à procura e só os encontrei cristalizados na Bioforma. São bem saborosos, penso incluí-los nas próximas receitas. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário